domingo, 15 de maio de 2011

VARIANTES LINGUISTICAS


Partindo do pressuposto das variantes linguisticas observo que os Estados da federação brasileira tem suas variantes linguísticas ou cultura de falas, na maioria das vezes são as  pessoas que não tiveram tempo para lapidar a fala como a gramática exige, ora por terem que começar  a trabalhar muito cedo ora pela a grande necessidade do sustento familiar e a outra maioria por Falta de emprego que acabam ficando na zona rural para a lavoura.
Essa questão de falta de emprego é o que leva as pessoas, como por exemplo, do nordeste a se deslocarem para outras regiões como sul e sudeste para tentar mudarem de vida, e ao chegarem lá, chamam a atenção pela sua maneira de falar, alguns até acham interessantes outras acham que é só mais um nordestino querendo roubar seus empregos que já difícil pra eles que moram na cidade, ainda vem alguém de fora e os “usurpa” o trabalho.
O preconceito maior é querer fazer alguém que fale “errado” por que falar diferente uma língua de outro Estado não é falar “errado” e querer corrigir sem ao menos procurar compreender aquela cultura, que desta mesma, aquele que fala “errado” também pode pensar o mesmo em relação a ele.
Mais uma vez para finalizar, a professora Eliane disse essa frase que já foi ate mencionada, mas vale apena repetir: FALAR DIFERENTE NÃO SIGINIFICA FALAR ERRADO devemos respeitar todas as maneiras de ser e de se expressar a fala, a nossa língua, ate mesmo por questão de respeito á cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário